terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Curiosidade sobre a República de Malta


Malta, oficialmente República de Malta (em maltês: Repubblika ta' Malta; em inglês: Republic of Malta), é um país desenvolvido no sul do continente europeu e consiste em um arquipélago centralmente situado no Mar Mediterrâneo, 93 km ao sul de Sicília (Itália) e 288 km a nordeste de Tunísia (África),1826 km a este de Gibraltar e 1510 quilômetros a oeste de Alexandria.

Malta abrange uma área terrestre de 316 km², tornando-se um dos menores países da Europa, mas sendo densamente povoado. Sua capital é Valeta e a maior cidade é Birkirkara. Maltês é a língua nacional e uma língua cooficial é o inglês.

Ao longo da história, a localização de Malta tem dado grande importância estratégica e uma sequência de poderes, incluindo fenícios, gregos, romanos, entre outros. Malta ganhou independência do Reino Unido em 1964 e se tornou uma república em 1974, mantendo associação na Commonwealth. É um membro das Nações Unidas (desde 1º de dezembro de 1964) e um membro da União Europeia desde 1º de maio de 2004. Malta é também parte do Acordo de Schengen (desde 2007) e membro da Zona do Euro (desde 2008).

A cultura maltesa reflete as influências variadas dos países a governaram até 1964, particularmente na Itália e no Reino Unido. Os costumes, lendas e folclores malteses são estudadas e categorizadas lentamente, como qualquer outra tradição europeia.

Na catedral de San Juan, construída em 1577, pode-se apreciar a tela A Decapitação de São João, de Caravaggio, que viveu alguns meses na ilha, mas foi expulso sob acusação de homicídio.

Na sede do Governo, localizado no antigo Palácio do Grão-Mestre do Armoria, podem-se apreciar mais de 5 mil quadros da Ordem Soberana e Militar de Malta. Em Valeta, a capital do país, localiza-se o Museu de Belas Artes, o Museu de Arqueologia, o Forte de Santo Elmo e Museu da Inquisição.

O Museu Marítimo e o Museu do Grande Sítio de 1565 revelam o passado turbulento das pequenas ilhas. O Museu Nacional da Guerra e do Refúgio, da Segunda Guerra Mundial apresenta as informações presentes em conflitos mais recentes.

Em Gozo, podem-se apreciar a maioria dos templos pré-históricos em Malta, considerados como patrimônios mundiais pela UNESCO.

FONTE: Minerva

Nenhum comentário:

Postar um comentário